Se isto não coisar clique aqui e assim. Olhe que não, shô Doutor! Olhe que não...: Grandes Líderes (I): Estaline <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6653557\x26blogName\x3dOlhe+que+n%C3%A3o,+sh%C3%B4+Doutor!+Olhe+que+n%C3%A3...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://olhequenao.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://olhequenao.blogspot.com/\x26vt\x3d7389713827762172843', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Olhe que não, shô Doutor! Olhe que não...

Verdades absolutas sobre basicamente tudo.
All great truths begin as blasphemies.
Nem mais. Porra. 

2 de maio de 2005

Grandes Líderes (I): Estaline



















José Estaline nasceu em Gori, na Geórgia, corriam exactamente 28 dias do mês de Dezembro do ano de 1879, curiosamente, o mesmo que viu berrar pela primeira vez outro bigode famoso, o de Albert Einstein. Filho de pai sapateiro e mãe lavadeira, Zé teve uma adolescência feliz, fazendo sucesso nos bailes dos seminários da Igreja Ortodoxa, muito por culpa da sua roupa sempre cheirosa e dos seus sapatos impecavelmente dispostos. José era então um gajo popular, o vulgo pintarolas, e, para completar a peça, não se coibia de enfrentar frequentemente as autoridades locais, recebendo inclusive o epíteto de Koba, nome de um outrora famoso conterrâneo que também só dava chatices à polícia.

Já imiscuído na vida de contestação ao regime czarista, Estaline fez parte da direcção do Pravda, famigerado jornal russo, do qual o resto do mundo – Carlos Fino e o José Milhazes não incluídos – só percebe os resultados do campeonato de futebol (embora também não valha de muito porque é impossível descodificar quais as equipas em causa). Já em 1917, e depois de o Czar Nicolau II ter sido amavelmente deposto a tiro, Estaline ocupou o lugar de Comissário para as Nacionalidades, comprovando que os cargos políticos e a noção do ridículo raramente andam de mãos dadas. Bem, José lá foi subindo na estrutura do partido e, quando Lenine deu por ela, já o possuído e irascível nativo de Gori era Secretário-geral. Tarde demais. Lenine bateu as botas em 1924 e, antes que o diabo esfregasse um olho, Koba era agora o dono do jogo.

Estaline era um visionário. Cedo percebeu que não ia longe com o seu nome de baptismo, Josef Vissarionovich Dzughashvili, até porque demorava mais de meia hora só para se apresentar às pessoas. Decidiu então, aos 34 anos, trocar a impronunciablidade dos seus apelidos originais pela fonética atraente que a expressão ‘Estaline’ (que quer dizer ‘Homem de Ferro’) trazia consigo. A verdade é que em quase 30 anos a gramar com aquele bigode, a URSS cresceu brutalmente, mas também convenhamos que a tarefa fica bastante facilitada quando não há oposição e, basicamente, se oferecem férias pagas na Sibéria a quem arrebita cachimbo. Não é, portanto, de espantar que, por esta altura, o número de execuções tenha ultrapassado em larga escala o número de filmes em que o Donald Sutherland entra. Koba até se deu ao luxo de mandar a sua polícia política perseguir o pobre Leão Trotsky, animado opositor do regime Estalinista, até no México, país onde o pobre diabo se havia exilado. Do mal, o menos, já que ainda o deixou comer a Frida Khalo que, embora não fosse a bomba atómica que é a Salma Hayek, acabou por não ser nada mau negócio para o banana do Trotsky.

Estaline viveu uma vida atribulada. Casou quatro vezes, e, por mais incrível que possa parecer, só a primeira patroa se suicidou. Oficialmente, ajudou a gerar três vidas, entre as quais uma filha que, aos 18 anos, resolveu casar com um estudante judeu, seu colega na Universidade de Moscovo. Ora bem, se andar a comer a filha do Estaline já não é sinal de muita inteligência, não há adjectivos que classifiquem a clarividência de um gajo que casa com a mesma à revelia do brutal ditador. A prenda de casamento do sogro assumiu, muito naturalmente, a forma de umas férias pagas para uma pessoa na Sibéria. Ao longo da sua vida, e quando não estava ocupado a ter ataques de raiva, Estaline ainda assinou um tratado de não-agressão com outro pacholas, o Hitler, mas teve azar porque o alemão não percebeu que o acordo incluía guerras e invasões. A muito custo, Koba lá conseguiu impedir que o Nacional-Socialismo se tornasse mandamento na URSS, tendo ainda, e no seguimento de serviços prestados à nação, sido condecorado com uma série de títulos, todos unanimemente reconhecidos como mais que justos, e, por pura coincidência, nenhum deles a título póstumo.

Com escandalosamente demasiado cabelo para quem já apresentava 73 primaveras no lombo, Estaline morre a 5 de Março de 1953, e, ao contrário do que muitos possam pensar, não após uma divergência de opiniões consigo próprio. Foi uma hemorragia, ironicamente, cerebral, órgão do sistema nervoso a que o ditador dava um uso reconhecidamente bastante moderado. Depois de morto, Estaline teve o que merecia, foi empalhado e ficou em exibição na Praça Vermelha, local para onde os russos ocorreram em massa só para se certificarem que era mesmo verdade e que Koba tinha ido pregar para freguesias mais cálidas. Finalmente, e após alguns anos de animado dueto com outro empalhado famoso (Lenine) no mausoléu de Moscovo, o corpo de José foi trasladado para a zona menos simpática de um cemitério onde estão os restos mortais de líderes menores da revolução de 1917.


Blogger J. Salinas said...

O Zé Milhazes é o correspondente da SIC na Rússia e ex-repúblicas soviéticas. Tem uma voz de agoniado e esteve em particular evidência quando rebeldes tchetchenos acharam que uma escola primária era o sítio ideal para provarem ao mundo que merecem a independência.

Quanto à míngua de clímax, eu sempre fui um gajo muito dado a preliminares. Talvez me tenha deixado levar e perdido um bocado a noção do que estava aqui realmente a fazer.  


Blogger Telmo said...

Pedro Rogo-te que não esqueças o Salazar e o Aníbal Cavaco Silva  


Blogger J. Salinas said...

Não faço biografias isentas sobre benfiquistas... lamento, mas o meu facciosismo tolda-me a mente e os relatos da vida dos visados não seriam exactos.  


Blogger papousse said...

O Estaline, sim, era do Benfica.
Um grande benfiquista.

Discípulos? Petit e Ricardo Rocha, nitidamente.  


Blogger J. Salinas said...

Nunca vi um bigode que não fosse benfiquista... o Estaline, obviamente, que não foge à regra.  


Blogger papousse said...

Desculparás, Pedro, mas os bigodes do Jorge Gonçalves e do Ti Augusto Pinochet não são bigodes à Benfica.  


Blogger J. Salinas said...

O Jô Gonçalves tem um bigode mais falso que aquele milhafre que se faz passar por águia no Estádio da Luz... logo, não conta.

Já o Pinochas, sei de fonte segura que torce fervorosamente pelo SLB, sobretudo desde que o seu sobrinho-neto, o Uribe, passou com sucesso relativo pelo clube da águia...  


Anonymous Anónimo said...

Pouca paz e descanso à sua alma, mas também muito esquecimento dele para connosco.  


Anonymous Anónimo said...

não tá bem, isto não tá bem: então a clubite anda de mãos dadas com a politiquice? Tenham calma, no fim bate tudo certo, vocês vão ver!?  


Enviar um comentário

© J. Salinas 2005 - Powered by Blogger and Blogger Templates