Seja como for, duvido que exista um grama de estupefacção (é mais provável existir de putrefacção, sobretudo cerebral, se o leitor se lembrar de vibrar intensamente com magias) perante a consumação deste facto, e os mágicos, neste início de século, milénio e nova era, terem passado finalmente à história. É que esse desaparecimento, relativamente súbito, representa sem dúvida a passagem da humanidade para um estádio de evolução superior. O espectáculo de magia é deprimente. Baseia-se tudo no engano e na humilhação, no fazer as pessoas passar pelas criaturas parvas que realmente são. Enganar crianças é fácil, até porque os putos têm a capacidade de concentração de um peixe de aquário com dificuldades de aprendizagem, mas a verdade é que mesmo os adultos são tratados como um chimpanzé com fraldas, sobretudo quando é preciso um voluntário e alguém é chamado ao palco. Normalmente, pedem-se uma série de coisas ao espontâneo colaborador, mas o propósito é sempre mostrar como aquela pessoa, e enquanto representante da audiência, é um parvo. O mágico faz desaparecer moedas do nariz e testa do voluntário, adivinha as cartas que ele escolheu secretamente, fá-lo soprar para a sua própria mão para fazer desaparecer uma pomba ou um lenço, entre outras coisas, enquanto o pobre colaborador de circunstância não pode fazer perguntas, não pode percorrer o palco à procura de fios que levitem coisas, só pode olhar para ‘a magia’ de um determinado ângulo e nunca, mas nunca, pode tocar em nada a não ser as coisas que o mágico lhe dá para as mãos. A dinâmica é, então, bastante simples. Um homem de smoking chega, chama um de nós para um palco, mostra-lhe um objecto, rodopia sobre si mesmo enquanto diz qualquer coisa numa língua inventada, e, voilá, acabou de desaparecer algo mesmo à nossa frente. Não nos explica nada, a nossa acção está limitada e não podemos mentir. O que fazer? Fingir-se maravilhado com o facto e aplaudir porque, afinal de contas, o senhor é um mágico e agora já não se queimam estas pessoas especiais.
Mas isto é magia? Quando o David Copperfield fez desaparecer a Muralha da China, momento que por alguma razão ocupou um sábado à noite na RTP aqui há uns anos, era suposto pensarmos que o gajo era mesmo mágico? Logo para começar, nem houve a supervisão de dois ou três representantes do Governo Civil. Depois, toda a gente sabe que a única magia que o Copperfield alguma vez fez foi conseguiu andar a ver a Cláudia Schiffer nua durante uns tempos! Já em Portugal, o fenómeno da magia, pela mão desse ícone que parece andar sempre de luto (bem antes até da sua carreira ter sido assassinada em legítima defesa pela evolução) e que se chama Luís de Matos, assume proporções ainda mais ridículas do que aquelas que o resto do mundo atura. Adivinhar os números do Totoloto depois deles saírem? É magia. Adivinhar o resultado do Porto x Barcelona no fim do jogo? É magia. E Desaparecer completamente do mundo do entretenimento depois destas manifestações de talento e dom? É o quê? É o mercado a mostrar, finalmente, que também consegue ter bom senso.
said...
J. Salinas said...
Isso, pá... era para ser uma lágrima e depois mudei e confundi-me todo.
Seja como for, vais parecer maluco porque já está tudo corrigido...
Ahahahahahahahha...
J. Salinas said...
Pá, Tiago, estava precisamente na dúvida se o gajo tinha atravessado ou feito desaparecer aquele monte de pedra, mas, e tendo em conta que era o melhor mágico do mundo, optei por encarar a segunda opção como um facto histórico... e, se era só para atravessar um muro, escusava de ter ido à China...
J. Salinas said...
Ou, se queria mesmo mostrar o seu talento, podia ter atravessado o deserto do Saara vestido de preto, como, aliás, andava sempre (armado em gajo ‘na moda’)…
said...
pah essa do deserto do sara parece me bem....
said...
muito bem observado, inclusivamente, acho que o Darwin previu este gingantesco passo a da humanidade rumo ao pico da evolução(partindo principio de que ainda haverá humanidade no final deste ciclo). Contudo falhou-te um pormenor que os mágicos usavam para levar a audiência ao rubro: 97% dos aka ilusionistas usavam como de fundo "eye of the tiger" pelos survivors sendo que esta componente do "show" o tornava ainda mais entusiasmante. Os rifes iniciais deste hino levaram hostes por esse mundo fora a estarem em polvoroso para um triste espectaculo.Qual Rocky Balboa: "rising up, back on the streets" volta luis o povo anseia
J. Salinas said...
Sim, o contexto musical é decisivo... outra melodia bastante usada era aquela do Vangelis e a do anúncio do Old Spice.
said...
Pedro, se quiseres também podes fazer magia e corrigir depois da minha nota de atenção: O David Copperfield não viua apenas a Claudia Schiffer nua , ele também atravessou-a.
J. Salinas said...
Tens algum vídeo cuja existência nos seja estranha, é?