Se isto não coisar clique aqui e assim. Olhe que não, shô Doutor! Olhe que não...: Avareza <body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6653557\x26blogName\x3dOlhe+que+n%C3%A3o,+sh%C3%B4+Doutor!+Olhe+que+n%C3%A3...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://olhequenao.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://olhequenao.blogspot.com/\x26vt\x3d7389713827762172843', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Olhe que não, shô Doutor! Olhe que não...

Verdades absolutas sobre basicamente tudo.
All great truths begin as blasphemies.
Nem mais. Porra. 

27 de fevereiro de 2007

Avareza















Ir ao supermercado é sempre descobrir algo mais sobre nós próprios. Fui ontem. Pouco depois de entrar, vi, em estreia mundial, um corcunda às compras. Finalmente. Sempre quis confirmar determinado aspecto. É que a melhor parte da vida de um corcunda, pensava eu e pude comprová-lo in loco, é quando eles têm que se deslocar a espaços comerciais. É impossível um corcunda ir ao supermercado e as pessoas não ficarem a pensar que é apenas um indivíduo que está a tentar levar coisas debaixo do casaco, tentando-se furtar a pagamentos. A questão é que, apesar disso, ninguém tem coragem de confrontar o corcunda e dissipar, de vez, essas fortes desconfianças. Logo, os corcundas podem levar sempre coisas ali na zona da bossa, que ninguém os vai obrigar a tirar o casaco. E eles aproveitam esta inacção, que eu bem sei. Eu faço ideia a quantidade de Bollycaos que aquele corcunda levava debaixo do casaco. Faz ele bem, têm que se aproveitar esses vazios legais. À pala deste esquema milenar é que o Quasímodo sempre foi indivíduo muito bem alimentado. O corcunda meteu-se na bicha da chamada caixa prioritária. E foi nesse instante que m’apercebi de algo absolutamente coiso. Esta caixa, diz o desenho, dá prioridade a três entidades. Entidade primeira: grávidas. Faz sentido. Estão sempre cansadas, com fome e vontade de lançar fluidos cá para fora. Quase sempre urina ou vomitado. Além disso, palavra de honra, rebentamento de águas deve ser a antepenúltima coisa que quero ver na bicha do supermercado. Entidade segunda: senhoras com bebés ao colo. E também faz sentido. Nada a apontar. Os bebés, quando choram, produzem um som particularmente enervante. E, quando não choram, obrigam as criaturas de supermercado a fingir um sorriso, a fingir que têm coração e que são pessoas. Uma chatice. Assim, há que dar prioridade à senhora que tem o bebé, para ver se se põem a andar e o supermercado poder voltar à sua acústica natural e à sua dinâmica de total ausência de sorrisos e felicidade. Entidade última e terceira: indivíduos em cadeiras de rodas. Mau, aqui é que me cheira a incoerência. É verdade que é melhor que daquela vez que me cheirou a incontinência, mas, ainda assim, é coisa para gerar desconfiança junto da minha individualidade. Mas desde quando é que esperar sentado é pior que esperar em pé? Que lógica distorcida é esta? Se está sentado, muita sorte tem esse sujeito em não lhe passarem todos à frente. Aliás, se for uma grávida em cadeira de rodas e com um bebé ao colo, devia mais é esperar na bicha como toda a gente. Se está sentada, o que estiver no colo e no útero deixa de contar como desvantagem. Cadeira de rodas anula bebés. Se está sentada, seja onde for, temos pena, mas a vida custa a todos e temos todos pressa, ò camarada. Assim com'assim, a descoberta pessoal de que falei lá mais acima, em nada está relacionada com estas ocorrências. Está, isso sim, relacionada com a constatação inequívoca de um facto. Não nego que já desconfiava ter uma muito peculiar natureza avarenta. Não avarenta no sentido mesquinho do termo, não no sentido do apego doentio ao carcanhol. Isso não tenho. É outra coisa. Tenho é algo que me, por exemplo, e entre outras coisas, me leva a que, quando sai demasiada pasta de dentes do tubo, eu tente meter o excesso lá dentro outra vez. Nunca consegui, é certo, mas pode ser que um dia consiga, senhores Colgate e Pepsodent e isso assim. Sim, porque eu bem sei que a vossa opção pelas bisnagas não é inocente. Nunca ninguém se questionou relativamente ao monopólio dos tubos no que aos dentífricos diz respeito, mas eu já. Esta indústria sabe bem que, mais dia, menos dia, vai acabar por sair pasta a mais e, com isso, está a privar o cliente daquilo que pagou e, claro, a obrigá-lo a comprar outro tubo mais cedo do que era suposto. Eu conheço bem os vossos subterfúgios que visam somente o lucro exploratório, Colgate e Pepsodent e assim isso. Portanto, quando sai pasta a mais, tento meter lá dentro a pasta que sobra. Sempre. Algum dia hei-de conseguir, senhores da indústria dentífrica, e depois logo vemos quem é que se ri. Vemos, vemos. Ora, pensava eu, a minha avareza operava apenas neste género de iniciativa, de que a pasta de dentes é mero exemplo ilustrativo. Mas não. Vai muito para além disso. A epifania no supermercado tornou-se visível na forma de uma caixa de Milfarin. Sim, eu estava com uma caixa de Milfarin na mão. Para quem não conhece tal realidade, adiante-se que a Milfarin é – nome científico – “uma Cerelac das baratas”. E, rai’s parta, quando a avareza dum indivíduo vai ao ponto da sua mente se convencer que a Milfarian, da Miluvit, é melhor que a Cerelac, da Nestlé, algo de muito forte o move. Algo que vai muito para além da tentativa desesperada de meter a pasta de dentes outra vez no tubo. Se consigo, sem sequer hesitar, levar Milfarin em vez de Cerelac, torna-se óbvio que tenho um brutal super-poder. Mais um, aliás. Estava o dia ganho. Abalei do supermercado, de punho em riste. Fui fazer uma capa. É o que me falta, que collants sempre usei. Já na rua, a caminho de casa, vejo o corcunda. Está a comer uma torta Dan Cake. Mas eu bem vi que só comprou uma caixa de fósforos. Assim é que é, malandro.


Blogger Filipe Pereira said...

Ando intrigado contigo! És gaja?  


Blogger O Mariachi said...

"...rebentamento de águas deve ser a antepenúltima coisa que quero ver na bicha do supermercado."

Estou em pulgas para saber qual a penúltima e última!!  


Blogger Ana said...

Começo a desconfiar que te conheço...
Aqui há 4 anos, parti uma perna e andei uns tempos de cadeira de rodas e, depois, de canadiandas, durante quase um ano.
E fiquei marcada por um episódio que me irritou profundamente: uma vez, estava eu a dirigir-me para uma caixa multibanco, à velocidade supersónica permitida pelas canadianas, quando, a 2 ou 3 passos da dita caixa, um sujeito, vindo de trás, me ultrapassa, literalmente a correr e se "alapa" ao multibanco, onde fez os levantamentos, pagamentos, transferências, o que fosse que tinha de fazer e de onde saíu com o ar mais inocente do mundo, como se não me tivesse quase atirado ao chão para me passar à frente. Confesso que até hoje me arrependo de não lhe ter espetado com uma das canadianas na cabeça ou, pelo menos, de lhe ter pregado uma valente rasteira com ela...
Mas, agora que penso nisso e depois de ler o teu blog... por acaso não eras tu o tipo que me ultrapassou, não?????
:-)  


Blogger éf said...

sempre podes usar um compressor para dilatar a bisnaga da pasta de dentes, a partir daí já dará para repôr a pasta que saíu em excesso.
;)  


Blogger Hugo Cordeiro said...

Antigamente quando os tubos eram feitos de metal, ainda conseguias apertá-los de lado por forma a criar uma pressão negativa dentro do tubo que o levava a sugar a pasta de volta lá para dentro... mas com os novos tubos de plástico as coisas não são assim tão simples que os tipos entretanto puseram-se a pau e recorreram a técnicas maqueavélicas para impedir os mais avarentos de lhes restringir os lucros!  


Blogger Netwalker said...

Os corcundas sempre tiveram essa tara de... comer bolicaus e dan-cakes, e também coleccionam fotografias de tartarugas sem carapaça!  


Anonymous Anónimo said...

Chiça!Nunca tinha pensado que meter a pasta de dentes a mais de volta no tubo seria um sinal de avareza. Mas diabos me levem que mais avarento que isto não existe... Porra pá!  


Blogger Sacrilegius said...

Tanto paleio só para dizeres que és um tinhoso de um agarrado ?
Ao menos podias ter dito no fim que te tinhas sentado ao lado do corcunda a comer as papinhas Milfarin. Vá lá, sempre dava outro charme à história e coiso.
Por falar nisso, reparaste que o pobre do torcido só comprou uma caixa de fósforos e tal. E tu ? Queres convence-me que só saíste de lá com uma caixa de papas ? E os bolsos ? Vieram vazios ?
Pois. Falam dos outros, falam dos outros, mas são os piores.  


Anonymous Anónimo said...

1 - A última e a penúltima são referidas no artigo.
2 - É possível, basta inverter a bisnaga, sacudir até a pasta ficar em baixo, depois aperta-se enquanto sai ar e, ao largar, vai puxar a pasta que saiu a mais.
PS - há uns anos a Pepsodent alargou o buraco da bisnaga e foi multada por estimular sub-repticiamente o aumento do consumo; não sei porque não fizeram o mesmo à Nestlé... os quadrados estão bem maiores e ninguém consegue partir um quadradinho ao meio.
AnaF  


Anonymous Anónimo said...

Excelente blog, sim senhor. Como só o descobri há dias ainda estou a ler posts para trás, mas já vi que imaginação não falta ao autor. Quanto aos corcundas, não sei porquê imagino-os mais a comer um pão com marmelada ou uma sande de panado do que uma torta dan cake.  


Blogger Sacrilegius said...

A Nestlé fabrica pasta de dentes aos quadrados ? Não sabia.  


Blogger O Palerma said...

Sacrilegius. A inveja é muito feia. Tu com esses comentários pretendes exactamente o quê?  


Blogger O Livreiro said...

Melhor post de sempre.  


Enviar um comentário

© J. Salinas 2005 - Powered by Blogger and Blogger Templates